Índice

ÍNDICE

I – INTRODUÇÃO

OS FATOS DO TRÂNSITO
CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO EM DIREÇÃO
PILOTAGEM AUTOMOBILÍSTICA
DIREÇÃO DEFENSIVA
DIREÇÃO ECONÔMICA
DESINIBIÇÃO AO VOLANTE

II – O MOTORISTA

FATORES FÍSICOS, EMOCIONAIS E DROGAS NA CONDUÇÃO
FATORES FÍSICOS
REFLEXO
A VISÃO HUMANA
ACOMODAÇÃO VISUAL
VISÃO BINOCULAR E PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE
ÂNGULO DE VISÃO
OFUSCAMENTO
FADIGA
FATORES EMOCIONAIS
CONDICIONANTES PSICOLÓGICAS DO MOTORISTA
DROGAS

III – CONTROLES DO MOTORISTA

A PREPARAÇÃO PARA DIRIGIR
MANUTENÇÃO
MANUAL DO PROPRIETÁRIO
A POSIÇÃO DE DIRIGIR E SUAS REGULAGENS
PEDAIS
VOLANTE
ALAVANCA DE CÂMBIO
FREIO DE ESTACIONAMENTO
ESPELHOS
CONTROLES ACESSÓRIOS

IV – NOÇÕES BÁSICAS DE CONDUÇÃO

PRINCÍPIOS DA FÍSICA APLICADOS À DIREÇÃO
ATRITO COM O PISO
PNEUS
RESISTÊNCIA AERODINÂMICA
RESISTÊNCIA A SUBIDAS ( força peso )
AMBIENTE
OBSERVAÇÃO
OBSTÁCULOS
A VISÃO HUMANA NA CONDUÇÃO
VISÃO DE CONTEXTO
POSIÇÃO CLARA NO TRÁFEGO
DIRIGIR E NAVEGAR
QUALIDADE DA INFORMAÇÃO
PONTO DE OBSERVAÇÃO
OBSERVAÇÃO DE ESPELHOS
SEGURANÇA QUANTO AO VEÍCULO DE TRÁS
SABER O QUE FAZER
SINALIZAR INTENÇÕES
PARAR SUAVE E GRADATIVAMENTE
EVITANDO CARROS COLADOS
PONTOS DE CONFLITO
TRAJETÓRIA
RETAS
À DIREITA
ALINHAMENTO
OBSTÁCULOS
FIXOS E MÓVEIS
PEDESTRES ( CRIANÇA, IDOSO, DESATENTO )
BICICLETAS
ANIMAIS
SEQÜÊNCIA ORDENADA DE OBSTÁCULOS
O BOLSÃO DE SEGURANÇA
CURVAS
RAIOS DE CURVA ( DIVERGENTE, CONVERGENTE )
REAÇÕES DO VEÍCULO
TENDÊNCIA SOBRESTERÇANTE
TENDÊNCIA SOBESTERÇANTE
NEUTRALIDADE
AQUAPLANAGEM
VELOCIDADE
A REGRA DOS METROS E QUILÔMETROS POR HORA
FRENAGENS
DISTÂNCIA DE PARADA
DISTÂNCIA PERCORRIDA EM 3 SEGUNDOS
ACELERAÇÕES

V – EXERCÍCIOS PRÁTICOS PARA CONTROLE SOBRE O VEÍCULO

MANOBRAS
BALIZA
SAÍDAS EM SUBIDAS
O USO DO FREIO DE MÃO
A SAÍDA SEM O FREIO DE MÃO
DUPLO PEDAL ( PUNTA TACCO )
SLALOM ( SEQÜÊNCIA DE OBSTÁCULOS )
STEERING PAD ou SKID PAD ( GIRO CONSTANTE EM VELOCIDADE )
THROTTLE STEER – DIRIGINDO COM O ACELERADOR
TRANSFERÊNCIA DE PESO LONGITUDINAL
TRANSFERÊNCIA DE PESO LATERAL
DESVIOS
LIVRE
FRENADO
FRENAGEM
EM RETA
EM CURVA
ADERÊNCIA E ABS
PISTA SECA
PISTA MOLHADA
“MEIA PISTA MOLHADA”
TRAVADA
BOMBEADA
ENTRADA / SAÍDA DE ACOSTAMENTO ( acelerações e desacelerações )
TROCA DE FAIXAS EM VIAS DE TRÁFEGO PESADO

VI – PEQUENOS CONSELHOS PARA O MOTORISTA INICIANTE*

ALGUMAS DICAS ÚTEIS PARA TRÂNSITO PESADO
ULTRAPASSAGEM
ULTRAPASSAGEM EM PISTA DUPLA
ULTRAPASSAGEM EM PISTA SIMPLES
TRANSPORTE DE CARGAS EM VEÍCULO UTILITÁRIO
ETAPAS DO APRENDIZADO DE TRÂNSITO
TABELAS DE MOTIVOS DE ACIDENTES
VELOCIDADE MÁXIMA POR VIA ( Resolução 676 Contran )
CÓDIGO DE TRÂNSITO RESUMIDO

VII – MECÂNICA BÁSICA

ESTRUTURA
CHASSIS
MONOBLOCO
MOTOR
BLOCO
CABEÇOTE
COMANDO DE VÁLVULAS
CILINDROS ( EM V, LINHA, BOXER )
VIRABREQUIM
VOLANTE
CARTER
CARTER SECO
LUBRIFICAÇÃO
QUEIMA DE ÓLEO
VAZAMENTO DE ÓLEO
TEMPERATURA DE ÓLEO
COLETORES
ADMISSÃO
ESCAPAMENTO

VIII – SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO

A AR
VENTILAÇÃO INDUZIDA ( FRONTAL )
VENTILAÇÃO FORÇADA
A ÁGUA
TEMPERATURA DA ÁGUA
INJEÇÕES DE COMBUSTÍVEL
INJEÇÃO MECÂNICA ( CARBURADOR )
INJEÇÃO ELETRÔNICA ( MONOPONTO E MULTIPONTO )
TURBO-COMPRIMIDA
EMBREAGEM ( ou fricção, ou desembraio )
MECÂNICA
HIDRÁULICA
AUTOMÁTICA ( centrífuga )
CÂMBIO
CÂMBIO MECÂNICO
TRAMBULADOR
SINCRONIZADORES
CÂMBIO AUTOMÁTICO
FIXO
AJUSTÁVEL ( ECONOMIC ,SPORT )
AUTO-AJUSTÁVEL ( AUDI, BMW )
TRAÇÃO
DIANTEIRA
TRASEIRA
INTEGRAL
FIXA
ACIONAMENTO MECÂNICO
ACIONAMENTO AUTOMÁTICO
PROPORCIONAL
DIFERENCIAL
AUTOBLOCANTE
DIREÇÃO
MECÂNICA
HIDRÁULICA
AJUSTES
CAMBER
CASTER
CONVERGÊNCIA ( ALINHAMENTO ou GEOMETRIA)

IX – SUSPENSÃO

AMORTECEDORES
MOLAS
BUCHAS E BORRACHAS
BRAÇOS ARTICULADOS
RODAGEM
RODAS
PNEUS
FREIOS
FREIOS POR CINTA
FREIOS A TAMBOR
FREIOS A DISCO
FREIOS AUTO AJUSTÁVEIS
SISTEMA ELÉTRICO
IGNIÇÃO
DISTRIBUIDOR
REGULADOR DE VOLTAGEM
MOTOR DE PARTIDA
BATERIA
FIAÇÃO
LÂMPADAS
FUSÍVEIS
DISPOSITIVOS DE SEGURANÇA
FREIOS ABS ( ANTI BLOCKING SYSTEM )
CINTO DE SEGURANÇA
CÉLULA DE SOBREVIVÊNCIA
BARRAS DE PROTEÇÃO
CONTROLE DE TRAÇÃO
TABELA DE DEFEITOS

BIBLIOGRAFIA